5º Momento: Contidos nos últimos oito anos
Este período é marcado pela consciência da própria finitude e conseqüentemente pela valorização da vida. Celebra, dessa forma, os quarenta anos de vivência na Arte com uma exposição individual ocupando todo p espaço das Ruinas e da galeria em Santa Teresa no Parque das Ruinas. Dorothy Pritchard batiza essa exposição com o nome "Finitudenes, a Finitude se processando.
Nesses anos participa com mais envolvimento aos eventos e cursos da Escola Lacaniana de Psicanálise, compondo algumas mesas de debates nas Cirandas de Psicanalíse e Arte. No final de cada ano no Curso de Introdução `a Psicanálise Y apresenta, no lugar de um trabalho teórico, uma performance dentro do tema trabalhado durante o ano .
Agora quando já se aproximam o seus cinqüenta anos de carreira Yolanda Freyre retrata o humano a partir da sua própria vivência interior e do seu olhar em direção ao Outro. Mantém suas pinturas, suas instalações e performances. Pinta, mas não só sobre tela; utiliza também as imperfeitas estruturas das cascas de Birkens como suporte da sua pintura. Entende que de uma maneira geral, o percurso de sua carreira esteve sempre relacionado à compreensão do humano, à pulsão de vida e à pulsão de morte.
Suas principais obras e exposições desse período são:
2010 - Finitudenes (Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, RJ)
2012 - “Jandaia” Performance (Escola lacaniana de Psicanálise)
2016 - “Birkens” na Exposição A Arte do Rio (H.Rocha Galeria de Arte)
2016 - " Homenagem a Frans Krajcberg" Acão /instalação na Exposição -Qual é o seu link?” (Centro municipal de cultural e cidadania Calouste Gulbenkian)
2017 - Exposição: A Arte do Rio (Galeria Antonio Berni – Consulado da Argentina | RJ)
2018 - Exposição: A Arte do Rio (Galeria Antonio Berni – Consulado da Argentina | RJ)
2018: Exposição : Uma afirmação da Presença. Centro Cultural Correios, Rio de Janeiro.
2018 - Exposição Mulheres Radicais: Arte latino-americana - Pinacoteca São Paulo.