3º momento: Abstração das cores para maior ênfase da matéria. Do concreto armado às veladuras coloridas.
Maioba, a série de quadros da artista que se conecta com sua infância, é a porta de entrada para buscar a profundidade da matéria. Yolanda concentra a sua atenção, nesse terceiro momento, na densidade da tinta, dos movimentos e das texturas. Ela quer ser instrumento para que essa matéria fale. Realiza as exposições "Vermelhos", "Em Branco", "Linha Vazia", "O Banquete", "Tempo e matéria". Em um movimento claro e constante, busca a pulsação dessa matéria através das texturas e das formas que ganham relevos. em um determinado momento este relvo alcançado na pintura a leva à utilização do cimento, do concreto armado. passa a realizar esculturas de parede e objetos diversos que recebem incrustações de materiais diversos.
Suas principais obras e exposições desse período:
1986 - “Maioba - Pinturas-Objeto” (Galeria de Arte do IBEU, Rio)
1987 - “Em Branco”- Pinturas - (Klee Galeria de Arte, Rio)
1987 - Projeto de Instalação : "Linha vazia" (Pampulha Belo Horizonte)
1988 - “Maioba”- Pinturas-Objeto (Galleria 9 Colonne Spe - Brescia, Itália)
1989 - “Yolanda Freyre, Pinturas” – (Galeria Ars Artis, S. Paulo)
1989 - “Maioba”- Pinturas-Objeto (Galleria 9 Colonne Spe - Trento e Gênova| Itália).
1989 - "Pinturas à óleo" (Galeria Ars Artis – São Paulo)
1991 - “Vermelhos” - Pinturas e Objetos em Concreto Armado (MNBA – Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro)
1994 - “In Memoriam Per Vitae”- Pinturas a Óleo (The Pump House Gallery , Londres | Inglaterra)
1996 - “O Banquete”- Objetos em Concreto Armado e Instalação (MNBA – Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro)
1997 - “O Banquete”- Objetos em concreto armado e Instalação (Espaço Cultural Centro de Ciências Humanas - UNI-Rio – Universidade do Rio de Janeiro).
1997- "Tempo e matéria" (Espaço Cultural dos Correios, Rio de Janeiro)